Conheça o Last.fm

Música é um ingrediente fundamental para qualquer ocasião. Eu, por exemplo, adoro ler, caminhar e até escrever com um som de fundo. Acho que os momentos da vida são embalados por uma trilha sonora diferente e que devem ser renovadas constantemente. Pensando nisso, uma empresa americana disponibiliza comunidade virtual com foco em música, o Last.fm.
O site foi fundado em 2002 no Reino Unido, sendo vendido em 2007 para a estadunidense CBS Interactive por £140 milhões, aquisição mais cara de um site europeu até o momento. A plataforma funciona assim: os usuários constroem um perfil com suas bandas preferidas. Nas opções há sugestões brasileiras e estrangeiras e até mesmo parcerias entre diferentes cantores.
Por meio de suas preferências, o site consegue reunir informações necessárias para determinar seu gosto musical e fazer sugestões de bandas, músicas e gêneros diferentes. Ainda é possível recomendar a faixa que está ouvindo e adicionar amigos que tenham um perfil por lá. O site pede que você informe em que aplicativo escuta suas músicas (eu, por exemplo, escuto no Windows Media Player, mas existem inúmeras opções) e que instale o plugin do Scrobbler.
Esse "programinha" é vinculado à sua conta do Last.fm e registra as músicas que você ouve formando uma espécie de tabela com o conteúdo. É por meio desse conteúdo que o site sugere novas músicas para você. Além disso, caso você não queira escutar suas próprias canções, existe a opção da rádio do Last.fm, que pode ganhar mais opções de "estações" caso você assine mensalmente a página. Ao todo, existem 100 mil faixas disponíveis para escutar, recomendar e promover no banco de dados da página virtual.
O site é de fácil acesso e é bem intuitivo. Garanto que você irá se lembrar daquela banda esquecida ou cantor que você gostava muito no passado, mas que não sabe onde anda e quais são seus novos trabalhos. Na minha playlist, eu acrescentei 200 artistas e a cada minuto que estou navegando, descubro coisas novas relacionadas ao meu gosto musical. Gostou? Acessa lá. www.lastfm.com.br. A criação da conta é gratuita! Beijos, Carol


8 comentários:

  1. Não vivo sem músicas, amoo!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá flor!!
    Amo de mais músicas!!
    Bjos
    http://mundo-d-moda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal, já tinha ouvido falar do site, mas não sabia para que servia. To indo lá me registrar porque achei um maximo!
    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro o last.fm. Conheci várias bandas legais por lá e me viciei em outras. haha

    ResponderExcluir
  5. oi flor, otima dica. Eu tbm adoro um barulho no fundo, como vc falou é essencial ne. bjins
    www.monikinhaflor.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica. Gosto muito de músicas. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvi falar dessa rede social,mas até hoje não criei coragem para ver certinho como funciona. kkkk

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir