Só o amor não basta



   Nós, em diferentes momentos da vida nos deparamos com um sentimento chamado AMOR. Esse, seja ele entre familiares, namorados, amigos, marido e mulher, é um sentimento lindo capaz de transformar qualquer pessoa. Ficamos mais alegres, mais extrovertidos, com uma autoestima tão elevada de que nos deixa dispostos a nos abrir para uma relação futura.
   Entretanto, durante um tempo de convívio esse “bem-querer” aparenta não se manter tão aceso quanto no início do contato, nos deixando angustiados e frágeis, procurando uma solução para tal problema, afinal, não deixamos de gostar da pessoa e sim não estamos tão bem para permanecer juntos todos os dias, para manter um convívio saudável. Isso acontece porque numa relação a dois, só o amor não basta.
   A ideia de que o amor pode tudo, supera tudo, causada muitas vezes pelos contos de fada e filmes de romance, é enganosa. É comum vermos casais cheios de amor para dar, que não pensam em se separar, mas se obrigam a viver em meio a ciúmes doentios, controle excessivo, egoísmo, possessividade, falta de flexibilidade para entender as questões individuais, incapazes de fazer umas atividades a dois sozinhos sem ter algum amigo por perto; Esses traços tornam uma relação totalmente sem qualidade convertendo todos aqueles benefícios, que no inicio da relação foi causado por uma afeição amorosa, em risco, acarretando um tremendo desgaste emocional, uma fragilidade enorme que nos faz sepultar uma relação que poderia ser eterna.
   Então, o que falta para o "amor" de um relacionamento se tornar duradouro? Segundo Artur da Távola para que uma relação amorosa se torne duradoura o casal “Tem que saber se aquele amor faz bem ou não, se não fizer bem, não é amor. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse amor que carrega o ônus da onipotência. É preciso Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência... Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura, para acatar regras que não foram previamente combinadas. Têm que haver BOM HUMOR para enfrentar imprevistos, excessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar.”
   Além disso, é preciso de Consciência, conversa e Tolerância. A consciência é necessária para perceber quando está acontecendo um problema no relacionamento, quando se está invadindo o espaço de uma pessoa; com ela, uma conversa de qualidade e um pouco de tolerância e compreensão  é possível driblar os problemas e entrar num acordo que satisfaça os dois lados da relação ou mesmo saber aceitar as pequenas brigas. “O amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.”


Talita Valverde.

7 comentários:

  1. 'Meu Deeeeus, quanto sentimento em um unico texto... quem escreveu tem mais de 20 anos né? Vey, na boa.. A escrita tá perfeita, as palavras escolhidas impecáveis. Você tem os sentimentos mais puros de uma unica pessoa madura... pareceu ter mais de 20 anos mesmo !

    Realmente a base do amor não é tudo. É tenção, carinho, cuidar. Que blog fooooofo ! meu Deus, lindo mesmo < 3 Parabens, sua colaboradora Talita Valverde que me apresentou, ela é linda ;)

    www.loucosporumestilo.com.br
    http://instagram.com/loucosporumestilo (se tiver instagram, segue lá? Sigo de volta..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, seu comentário valeu por todos que eu pudesse ter aqui nesse texto. Eu escrevi com todo carinho e procurei expor tudo que eu estava sentindo. Obrigada. Vou te seguir no insta. :)

      Excluir
  2. Adorei o texto, Talita! Um dia desses li um texto com um propósito um pouco diferente, mas com a mesma base: Só o amor, não basta. É uma junção das pequenas coisas do dia-a-dia, da convivência. É a amizade, o carinho, as brincadeiras e o companheirismo. Não é estar grudado o tempo todo, mas estar ao lado nos momentos mais difíceis.
    Acho que as melhores relações provém de coisas diversas, que juntas a mantém cada vez mais forte.
    Adorei o blog, e vou procurar mais textos seus para ler. São incríveis!
    (Ah, você tem o mesmo sobrenome que a Isis Valverde? haha)
    Beijos, Rachelli Carpaneda.
    http://www.sonhandoalto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo sobrenome Rachelli! E nós duas somos mineiras ( eu e a Isis) hahaha.

      Excluir
  3. ótimo texto, e como sempre comento em relação ao amor, precisamos nos amar primeiro para que possamos conseguir amar o próximo.

    abraços,
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, eu acho que devemos nos amar em 1° lugar!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O testo é perfeito, temos que nos amor mais que tudo antes de amar outra pessoa.

    Ta rolando um SORTEIO de um lindo KIT DE MAQUIAGEM no meu blog. Participa?
    http://combatometudo.blogspot.com.br/2013/10/sorteio-kit-de-maquiagem-inscricoes.html

    ResponderExcluir