Entrevistando Malena Flores

1- Primeiramente obrigada por aceitar participar da minha entrevista!
Eu que agradeço pelo convite e gentileza de sempre.

2- Como você iniciou a sua carreira?
Bem, desenho desde criança, mas nunca havia divulgado/exposto as minhas ilustrações em mídias de comunicação (internet).  No início de 2011 a minha irmã me incentivou a criar uma conta no Tumblr, até então eu não havia achado uma ideia muito genial e até hesitei, confesso, rs. Mas depois, por alguma razão, que acredito que tenha vindo lá do Alto, eu resolvi criar um perfil. A partir daí eu compartilhei algumas ilustrações lá e recebi um feedback muito bom e inesperado das pessoas. Muitas elogiavam e algumas pediram o meu contato para solicitarem encomendas de trabalhos personalizados. A mídia foi (e é) um canal muito importante para fazer com que os meus trabalhos chegassem aonde eu não poderia ir pessoalmente.

3- Você tem alguém que te inspira?
Sim. Deus me inspira. Não poderia citar qualquer outro artista quando há O Artista (o maior e melhor de todos os tempos). Ele criou tudo a partir da palavra e nada do que fez foi uma cópia, tudo foi original e isso me surpreende. Três grandes exemplos: a forma como Ele aquarela no céu das 17h30 a paleta do pôr-do-sol, as incontáveis pedrinhas de brilhante que iluminam o céu noturno e as 7 cores do arco-íris que faz um arco no céu. Seria injusto da minha parte citar um outro alguém.

4- Houve alguma mudança depois que você fez a ilustração do 3º livro da Bruna Vieira?
É um pouco cedo falar sobre isso, visando que o livro será lançado dia 08 de Fevereiro.

5- O desenho foi criado através das palavras da Bruna ou por você mesmo?
Todos os meus trabalhos são feitos através do Briefing enviado pelo cliente. Todas as 17 ilustrações foram desenvolvidas para suprir as necessidades da Bruna Vieira e do livro “A Menina Que Colecionava Borboletas”. Para isso, trabalhamos em equipe (eu, ela, a Publisher da Editora e o diretor de arte) durante praticamente um mês e meio.

6- Como surgiu a ideia de levar a ilustração a sério?
Não surgiu de uma ideia, sabe? Acredito que todos nós somos providos de talentos e que devemos usar isso de uma forma que haja frutos (não digo isso de forma financeira). Desde muito nova eu sempre orei a Deus para usar aquilo que Ele me deu para levar a Palavra dele adiante, eu não sabia como isso seria possível e de qual forma aconteceria. Ele sempre soube das minhas intenções e fez um desejo de infância se tornar real através da minha vida e dos talentos que recebi. Ele me capacitou (e continua me capacitando) e me usa como um pincel nas mãos de um artista. E, eu levo a ilustração muito a sério, pois ela é o instrumento pelo qual posso compartilhar de alguma forma bons sentimentos para outras pessoas.  Mais que uma profissão, é a minha voz e um canal.

7- Como era sua vida antes do trabalho com ilustração?
Na realidade não houve um antes e um depois. Sempre desenhei e estive envolvida no mundo das artes. Meu pai é artista plástico e professor de Educação Artística/História aposentado e minha mãe é artesã, então, nasci e cresci em um ambiente propício a isso. Desde criança/adolescente eu fazia artesanatos e vendia para as minhas colegas do Colégio, professores de outras cidades e para a minha comunidade. Não vejo como uma vida de antes e uma vida de agora, sabe? Continuo criando e brincando com isso. Agora a responsabilidade aumentou e o meu tempo diminuiu, rs.

8- Você possui um traço, podemos dizer único, suas ilustrações tem uma característica parecida com seu estilo?
Sim. Busco ao máximo transparecer a verdadeira essência em tudo o que faço. Até pelo fato de que esta é a minha forma de expressão, não poderia ser diferente. Gosto de leveza e suavidade e é isto que procuro transmitir através das ilustrações.

9- Quais são seus projetos para 2014?
Estou trabalhando e amadurecendo um projeto muito importante para mim, mas no momento não posso compartilhar do que se trata, rs. Ao mais, espero continuar espalhando amor através do que faço.

10- Me diga 5 ilustradores que você mais admira.
Admiro muitos, mas no momento me veio em mente a Diana Pedott, Guilherme Fares, Ëloide, Fifi Lapin, Carol Rivello e tantas outras pessoas.

11- Quais dicas você daria para ilustradores iniciantes?
Seja você mesmo. Quando estamos iniciando a nossa carreira é muito importante que desenvolvamos o nosso próprio traço e estilo. Geralmente nos inspiramos nos artistas que admiramos e os quais mais nos identificamos. Mas a parte mais legal é quando conseguimos sair da “zona da mesmice” e for além do que todos fazem. Não precisamos ter um traço perfeito, afinal, estamos falando do início de algo. Quanto mais você desenhar, mais o seu traço irá se desenvolver e mais maduro ficará. Gosto de singularidade em meio à pluralidade. Busque transmitir a sua verdade através do que você faz. Coloque a sua essência e seja sempre você mesmo. É satisfatório quando recebemos um feedback de alguém reconhecendo que o que fazemos é único e quando não fazem comparações com as obras de determinado artista. As pessoas podem fazer a mesma coisa que você, mas nunca farão como você. Desenhe todos os dias e use as mídias sociais para divulgar o que você faz, independente se for algo grande ou pequeno. E para finalizar: tenha sempre muito respeito pelo que você faz, isso é importantíssimo!

12- Você acha que seu trabalho é reconhecido?
Eu entendo que antes das pessoas reconhecerem o nosso trabalho (independente do que seja) nós precisamos valorizá-lo como algo único e importante. Quando reconhecemos que o que fizemos é fruto de muito esforço, dedicação e amor, automaticamente as outras pessoas terão essa mesma visão de respeito.
Em termos de reconhecimento popular: estou dando os primeiros passos e espero continuar seguindo na direção certa.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Malena. Para entrarem em contato com ela é só entrarem na Fan Page.

Xoxo, até a próxima.



8 comentários:

  1. bem legal a entrevista, não sabia quem era ela...
    adorei a ilustração do livro, ficou mtmtmt perfeita!
    adorei aqui em *o* hehehe
    beijosss <3
    Blog Call me Lari

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista. As ilustrações dela são super fofas. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que legal vc fazer uma entrevista com ela! :O
    Ilustrações lindas as delas :D

    Blog lindo, beijão :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler entrevistas, deveria fazer mais posts nesse estilo por aqui.
    Um beijão, Rachelli Carpaneda.
    http://www.sonhandoalto.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Adorei a entrevista. A Malena é uma fofa, super abençoada e muito talentosa. Tudo que ela faz é perfeito. Parabéns pelo blog. Amei!

    http://mdesarrumado.blogspot.com.br/2014/03/projeto-fotografico-de-camera-na-mao_28.html

    ResponderExcluir