A ditadura do cabelo liso.

imagem: we♥it
Um dia desses andando a toa pelas ruas da minha cidade vi um anuncio que dizia “experimente nossos vários tipos de alisamento capilar e tenha um cabelo de estrela”. Parei um pouco e fiquei olhando para aquela placa que me deixou extremamente indignada. Fiquei na dúvida entre o que chamar a pessoa que escreveu aquilo: Racista ou sem falta de vergonha na cara mesmo.
Por ter o cabelo crespo e até hoje não ter conseguido aceitar do jeito que ele nasceu, fico muito triste por causa de anúncios publicitários como esses. São coisas desse tipo que nos impedem de aceitar nossos fios do jeito que eles são e nos impor alisamentos químicos que acabam com nossos fios e com o couro cabeludo.
No Brasil, as classificações de raça passam pela cor da pele e pela textura do cabelo. É a aparência, e não a origem, que conta. Embora mais da metade da população se declare negra (o que podemos comprovar pelas pessoas que se auto declaram para receber cotas nas universidades), ainda não vemos o negro como padrão de beleza. Bruna Marquezine, Gisele Bundchen, Angelina Jolie, Marina Ruy Barbosa e outras beldades brancas são sempre lembradas quando se falam em mdelos de beleza. Nas passarelas, as brancas se destacam, assim como nas revistas de moda e até mesmo entre as bonecas infantis. Digam-me: Vocês já viram uma boneca com o cabelo que seja bem crespo? No máximo que vemos é aquele cacheadinho que se você pentear logo fica liso.
 Outro problema que nos impede de aceitar o nosso cabelo do jeito que ele nasceu é que geralmente não vemos cabeleireiros especializados em cabelos crespos. Ainda há pouca disposição dos profissionais para aprender novos técnicas e penteados para nossos tipos de cabelo. A minha cabeleireira, por exemplo, tem o cabelo crespo e não vê outra forma de tratar os fios. Eu disse pra ela que quero parar de fazer esses cabelos químicos e ela simplesmente disse que meu cabelo vai virar um "pixaim" impossível de pentear. Preferi não responder a xingá-la.Quando vamos fazer um penteado para um casamento, uma festa e precisamos de um penteados  essas pessoas que se dizem profissionais preferem nos recomendar uma escova e uma chapinha para o penteado ficar mais fácil. Mas será que é isso que eu realmente quero? Ficar com uma franja lambida na cara e um cabelo extremamente sem volume? Será mesmo que eu não posso achar meu cabelo bonito do jeito que deus o fez?
O cabelo crespo ser visto como ‘problemático’, ‘ruim’, ‘inadequado’, necessitando de algum tipo de modificação para ser aceito socialmente é algo que me incomoda bastante. Pessoas que dizem que a mulher que possui fios crespos não é bonita, não é sexy e não pode ser considerada como bela pelas outras pessoas simplesmente não merecem respeito. Acho que ninguém deveria ouvir críticas por uma característica que é genética. 
Nós precisamos tirar da cabeça  que o nosso cabelo é ruim e precisa de algum tratamento para que ele fique liso. Seu cabelo, como meu, precisa de mãos gentis, precisa de paciência, precisa de um pouco de compreensão. Todos os cabelos são bons e todos os cabelos podem ser bonitos e saudáveis quando bem tratados. Ele não precisa de opiniões maldosas de pessoas que gostam de ver nossas auto estimas lá em baixo; (sim, pessoas que fazem comentários ridículos visando o padrão estético imposto pela mídia querem nos ver sem auto estima.) Nossos fios só precisam bom tratamento se define por dar ao cabelo aquilo que ele necessita. Se os nossos cabelos não são lisos, eles não serão bem tratados se forem tratados como cabelos lisos. E nós não podemos acusá-los de ruins se o que damos a eles não é aquilo que eles querem. 
“O seu cabelo não é duro, o seu cabelo não é palha, não é Bombril. O seu cabelo não precisa ser domado, pois ele não está fora de controle. Pare de achar que o seu cabelo não tem solução só por que a sociedade quer assim; ele não é um problema para início de conversa! Seu cabelo apenas não é liso.”

5 comentários:

  1. Aqui perto tem alguns salões especializados pra cabelos crespos. Conheço meninas que cuidam dos cabelos lá e saem MARAVILHOSAS, sério. O cabelo delas dá de 10 a 0 em muita chapinha por aí.

    http://merdicencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem sorte em ter cabeleireiras assim na sua cidade Wanessa. Aqui na minha cidade eu não conheço ninguém especializado em cabelos crespos.

      Excluir
  2. Sei bem do que você está falando, alisei meu cabelo por muito tempo, e só ano passado consegui aceitá-lo, como realmente ele é.
    Hoje, adoro meus cachos, mesmo assim sofro um certo preconceito ainda, sabe?
    As pessoas pensam que cabelo bom é cabelo liso, --'
    Beijos.
    www.adriaaneborges.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o preconceito com nossos tipos de cabelo nunca vai deixar de existir Adriane. Mas não podemos deixar de usar um penteado só por que a sociedade não o aceita. (: parabéns pela sua atitude de aceitá-lo.

      Excluir
  3. Isso é racismo sim. Você acertou em cheio querida! É racismo porque diminui, assim como renega e desvaloriza as características negras.

    ResponderExcluir