Cultura: Tour virtual por Cataguases-MG

Galerinha, Hoje resolvi falar de uma cidade que eu amo muito , a minha cidade natal: Cataguases.Para muitos ela ainda é desconhecida, para outros um centro inovador de cultura. Aqui Cândido Portinari deixou uma das suas maiores obras e Oscar Niemeyer uma das suas grandes criações:



Pra começar , a Obra " O Salão de Atos Tiradentes" abriga a mais importante obra de Candido Portinari, o Painel Tiradentes, de 1948, com 18 metros de comprimento e 3 metros de altura. Essa obra Atualmente não se encontra em Cataguases, mas a foto acima é uma réplica idêntica que fica Situada num colégio projetado Por Niemeyer
As fiandeiras - Obra também produzida por Portinari. Esta porém fica situada em Cataguases e exposta a céu aberto.

Esse é o famoso colégio produzido por Niemeyer.No colégio assinalamos o jogo do volume e da marquise, esta mostrando as pesquisas pláticas niemeyrianas em concreto armado, e a disposição do pavimento térreo com a seqüência de pilotis, o painel de Paulo Wernëck e o hall onde se destaca o célebre mural de Portinari mostrado acima.O Colégio de Cataguases (atual Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto), é famoso também por seu internato nos anos 50, onde estudaram Chico Buarque, Dorival Caymmi, Pedro de Moraes e todos os demais meninos de seus papais já famosos e intelectuais todos, todos eles amigos do diretor, o escritor cataguasense Francisco Inácio Peixoto.


Igreja Santa Rita. Na parte frontal externa, “A vida de Santa Rita”, painel de Djanira. Em 1995, o interior da nave ( a igreja olhada de cima tem formato de avião) rompe com o “branco-silêncio” de suas paredes e ganha o mural “A via Crucis de Jesus Cristo”, assinado por Nanzita.





Praça Rui Barbosa, Principal local de encontro da galerinha quando se quer jogar um papo fora ou passar a tarde tomando sorvete . É nessa praça também que se encontra o Cine teatro Edgard que é famoso por ser conhecido como um dos primeiros cinemas do Brasil. Em Cataguases dos anos 1920 o jovem Humberto Mauro dirigiu seus primeiros filmes, os hoje históricos: Na Primavera da Vida, Tesouro Perdido, Brasa Dormida, Sangue Mineiro – os quatro longas-metragens produzidos pela Phebo Brasil Films que formaram o chamado “Ciclo de Cataguases”. Sim, na época Cataguases possuía uma produtora capacitada a realizar fitas de cinema a serem exibidas nos grandes centros. Hoje por descaço da prefeitura da cidade o cinema não funciona mais e se encontra num estado deplorável.
  



O museu chácara dona Catarina simplesmente é um dos mus lugares favoritos da cidade. É um ambiente tranquilo quando se quer sentar e ficar fazendo nada, só olhando para as paisagens. Dentro dessa casa hoje é uma biblioteca enorme. Dentro dela é possível encontrar qualquer livro que se deseja. Para lê-los é só fazer a carteirinha da biblioteca e agendar o prazo de entrega. Prático né ?

Bom galera, como não dá pra falar de todos os lugares separadinhos, deixarei algumas fotos de outras partes da cidade para vocês conhecerem mais um pouquinho da minha linda cidade.







Quero agradecer profundamente ao meu Amigo Igor Fernandes que me deixou catar algumas fotos que ele mesmo tirou da cidade. Valeu Igor!
Bom , é isso ai galera, espero que tenham gostado. Infelizmente não dá pra escrever e mostrar pra todos você todos os cantinhos legais da cidade mas acho que quem ainda não conhece e deseja conhecer um lugar com muita cultura tai uma boa dica; fora que a hospedagem aqui não costuma ser tão cara assim.
E Ai, vocês imaginavam que uma cidade Mineira, do interior pudesse ter tanta história para contar, deixem suas opiniões nos comentários.

2 comentários: